Golfe Nota 10



Regra 1 – O Jogo

a) Os buracos devem ser jogados na ordem, isto é, do 1 ao 9 e do 10 ao 18. Esta ordem só poderá ser quebrada por autorização do starter ou do profissional.
b) Você deve sempre jogar observando rigorosamente as regras. Não é permitido mudá-las.

Regra 2 – Match Play (jogo por buraco)

a) No jogo de match play, cada buraco é um jogo a parte. Se vc ganhar o primeiro buraco, vc esta 1 up e se vc perder vc esta 1 down. E se houve empate você esta “all square”.
b) Você ganhara o jogo, quando ,por exemplo, você estiver 3 up e faltar somente 2 buracos a jogar.
c) Qualquer jogador que você estiver jogando contra, será considerado seu oponente. Num mesmo grupo vc pode jogar contra de 1 a 3 jogadores dentro desta modalidade.
d) Vc poderá considerar uma bola dada ao seu oponente. Quando estiver jogando com mais de 1 oponente, os demais deverão estar de acordo.

Regra 3 – Stroke Play (jogo por tacadas)

a) No jogo de stroke play, quem fizer o menor score net é o vencedor ( no caso dos amadores, como existe a possibilidade de haver handicap positivo (plus), neste caso se verifica o resultado net com adição e não com subtração). Ex. Se o jogador for +1, e jogou 73 o resultado net é 74, para a modalidade stroke play.
b) Você devera embocar a bola no buraco, para depois iniciar o próximo. Não existe bola dada em torneios na modalidade stroke play.

Regras 4 e 5 – Tacos e bolas

a) A sua bolsa não poderá conter mais que 14 tacos.
b) Você não pode trocar de bola enquanto você joga um buraco. Todavia, caso a bola sofra um corte ou um outro tipo de dano, você poderá trocar de bola, mas antes deverá solicitar ao seu marcador.

Regra 6 – Coisas que todo jogador deve fazer

a) Ler todas as notificações fornecidas em torneios oficiais. (regras do torneiro, regras locais, etc..)
b) Sempre usar o seu handicap atualizado. O index corrige a dificuldade de cada campo.
c) Você deve obedecer o seu horário de saída (tee time). Deve se apresentar ao start pelo menos 5 minutos antes.
d) Tenha certeza que você esta jogando com sua própria bola. Caso algum parceiro tenha o mesmo número de bola, faça uma marca na sua.
e) Quando jogando uma partida em stroke play, cheque o seu score antes de passar para o cartão. Em torneios não são permitidas rasuras nos cartões.

Regra 7 – Prática (treino)

Você não deve bater uma bola de prática quando estiver jogando um buraco, ou de um hazard. É sempre importante conhecer as regras locais de cada campo sobre prática.

Regra 8 – Aconselhamento

a) Você não deve solicitar ajuda de um oponente, de como jogar uma tacada, somente ao seu caddie ou parceiro no caso de duplas ou equipe. Todavia, você pode perguntar sobre regras, posição de hazards ou das bandeiras.
b) Você também não deve ajudar um oponente, seja no match play ou no stroke play.

Regra 9 – Avisando o seu número de tacadas

No match play, você deve informar ao seu oponente o numero de tacadas dadas (strokes), caso ele pergunte.

Regra 10 – Quando dar uma tacada

a) O jogador de menor handicap na equipe tem a honra de sair primeiro no primeiro buraco.
b) O jogador que fez o menor score num buraco tem o direito de sair primeiro no buraco seguinte. Ele tem a honra.
c) Durante uma partida, em qualquer buraco, o jogador que estiver mais longe da bandeira joga primeiro.
d) Num jogo de match play, se você jogar fora da vez, o seu oponente poderá exigir que vc jogue de novo. Isto não ocorre no stroke play.

Regra 11 – No tee de saída
a) O jogador deve colocar a bola entre as marcas do tee ou um pouco para trás. Para trás vc pode levar a bola no máximo a 2 tacos de distância das marcas.
b) Se sua bola cair do tee acidentalmente, vc pode recolocá-la sem penalidade.

Regra 12 – Bola no hazard e identificando uma bola

a) Um hazard é qualquer banca do campo ou hazard de água (lagos, riachos, etc)
b) Numa banca ou num hazard de água, caso a sua bola esteja totalmente coberta pela areia ou por folhas, você somente pode remover o suficiente para que a bola possa ser avistada.
c) Você poderá levantar uma bola para verificar se é sua em qualquer lugar do campo, menos num hazard. Mas deve fazer com o consentimento do seu oponente (no match play) ou marcador no strock play.

Regra 13 – Jogando a bola de onde ela cair

a) Você deve jogar a bola onde ela cair, você nunca pode melhorar a situação da bola. Como por exemplo, pisar atrás da bola para ele ficar mais elevada ou retirá-la de um buraco.
b) O taco também não pode ser usado de forma a pressionar atrás da bola para melhorar sua situação, o taco deve ser sempre colocado atrás da bola de forma suave.
c) Você não pode quebrar galhos ou arbustos, para facilitar a zona de seu swing.
d) Num hazard você não pode tocar na areia, no chão ou na água, quando for o caso, antes ou durante o back swing.
e) Num hazard você não pode remover coisas naturais, como por exemplo, folhas, mas pode remover as artificiais, como por exemplo, garrafas ou rastelos.

Regra 14 – Batendo a bola

a) Você deve bater a bola, mas nunca empurrar ou rastelar a bola com a cabeça do taco. Tacadas tipo sinuca também não são permitidas.
b) Você nunca deve bater a bola em movimento.

Regra 15 – Batendo uma bola errada

a) Num match play, se você bater a bola que não é sua, você perdera o buraco. Exceção a bola batida do hazard, que vc deverá voltar e bater a certa.
b) Num jogo de stroke play, se você bater uma que não a sua, você será penalizado em 2 tacadas (2 strokes), exceto se ela estivesse no hazard.

Regra 16 – No green

a) Se qualquer parte de sua bola estiver tocando o green, ela é considerada no green.
b) Quando sua bola esta no green, você poderá limpar folhas ou outros impedimentos, que estiver na sua linha de putt (direção ao buraco), com sua mão ou com um taco.
c) Você poderá reparar qualquer marca de bola (inclusive antigas) que se encontrarem na sua linha de putt, exceto as marcadas deixadas por sapatos ou pelos spikes.
d) Você não pode testar a superfície do green, rolando uma bola ou alisando ou arranhando a superfície.
e) Sempre marque sua bola antes com uma moeda ou marcador especial, para limpá-la ou retirá-la do caminho de outro jogador. Devendo colocá-la de volta no lugar exato ou mais próximo. Nunca colocar mais adiante.

Regra 17 – A bandeira

a) Se sua bola estiver fora do green e ao bate-la tocar na bandeira não haverá penalidade. Desde que não tenha ninguém segurando a bandeira.
b) Se sua bola estiver no green, e a sua bola tocar a bandeira, com ou sem ninguém segurando, você perderá o buraco num jogo de match play e será penalizado em duas tacadas no jogo de stroke play.

Regra 18 – Movendo a bola

a) Se você ou seu parceiro moverem a bola, acidentalmente ou de propósito, você deverá recolocá-la no lugar exato para jogar e depois acrescentar uma penalidade a seu score.
b) Se sua bola for movida por alguém ou por alguma coisa que não você ou seu parceiro (um agente externo por exemplo), não haverá penalidade, mas você deverá recolocá-la no lugar onde estava.
c) Se você iniciou o movimento para dar a tacada na bola (adress the ball), se a bola se mover, adicione uma penalidade e recoloque a bola no lugar.

Regra 19 – Bola em movimento desviada ou parada

a) Se sua bola bater num agente externo (como passarinho, coelho, rastelo etc...) não haverá penalidade e você deverá jogá-la onde ela cair.
b) Se sua bola bater em você, no seu parceiro, no seu caddie ou no equipamento, no match play você perderá o buraco e no stroke play será penalizado em 2 strokes (tacadas) e a bola deverá ser batida onde ela parar.
c) Se sua bola bater num oponente, no caddie dele (ou dela), no equipamento dele (a), não haverá penalidade. Você poderá jogar onde ela caiu ou repetir a jogada.
d) Se sua bola bater em outra bola e movimentá-la, você deverá jogar a sua bola onde ela parou e do parceiro ou oponente deverá ser recolocada no lugar anterior ou mais próximo possível. Mas, se sua bola estiver no green, você será penalizado em duas tacadas, se o jogo for por stroke play.

Regra20 – Levantando ou deixando a bola cair (dropando a bola)

a) Antes de levantar uma bola, em qualquer situação que a regra permita, você deverá marcá-la com uma moeda ou marcador apropriado.
b) Quando o drope de uma bola, for permitido, você deverá ficar em pé (ereto), com o braço estendido na altura dos ombros, para depois deixar cair a bola.

Regra 21 – Limpando a bola

a) Você poderá limpar sua bola, quando ela estiver fora do green, somente quando isto for permitido. Ex. em terrenos com lama.
b) Você não poderá limpar sua bola, quando estiver tentando identificar se é a sua bola ou não. A bola deve ser recolocada no mesmo lugar.

Regra 22 – Bola interferindo com a jogada

a) Se uma outra bola interferir com o seu swing ou com a linha de putt, você deve solicitar o dono da bola que a levante (marcando-a).
b) Se sua bola estiver perto do buraco, com a possibilidade de servir de parada para a bola de outro jogador, parceiro ou não, você deverá marcá-la.

Regra 23 – Impedimentos soltos.

a) Você poderá tirar os impedimentos soltos naturais, como folhas, galhos, insetos etc.
b) Você não poderá tirar nenhum dos impedimentos soltos acima, quando estiver dentro da banca ou num hazard.

Regra 24 - Obstruções

a) São consideradas obstruções moveis, aqueles objetos artificiais ou feitos pela mão humana, tais como, garrafas, rastelos, latas etc.
b) São consideradas obstruções fixas, tubulações d’agua, sprinklers, abrigos, os caminhos de carros de golfe (car paths), arquibancadas etc..
c) O caso das obstruções fixas, caso estas estejam interferindo no seu swing ou stance, você poderá dropar sua bola na distância de um taco do local, mas somente deverá levantar a bola, depois de estabelecer o lugar correto de alívio, cuja marca que poderá ser feito com um tee.

Regra 25 – Água casual, área em reparos, buracos de animais no campo.

a) Água casual, são eventuais poças provocadas por chuva ou por vazamentos de encanamentos.
b) Áreas em reparos, são todas e quaisquer áreas danificadas ou em recuperação, demarcadas e identificadas como tal pelo clube (ou comitê).
c) Se sua bola ou seu stance estiver, numa água casual, área de reparo ou dentro de um buraco de animais, você poderá por sua opção jogar onde caiu a bola ou aliviá-la com um drope, na distância de um taco, mas nunca mais perto da bandeira.

Regra 26 – Azares (hazards) de águas frontais e laterais.

a) Os hazards frontais são identificados por estacas amarelas e os laterais por estacas vermelhas.
b) Se sua bola cair num hazard frontal ou lateral, você pode bater sua bola onde ela estiver. Caso você não ache a bola ou não queira jogar onde ela caiu, você deverá ser penalizado numa tacada.
c) No caso do hazard frontal você poderá jogar uma outra bola, do local onde você iniciou a jogada ou dropar atrás do hazard , na distância que você desejar, conservando a linha reta entre o buraco e o local onde a bola entrou no hazard.
d) No hazard lateral (estacas vermelhas) você poderá dropar a bola, na distância de 2 tacos, da margem por onde a bola entrou no hazard.

Regra 27 – Bola perdida ou fora dos limites.

a) A bola esta perdida se você não achá-la dentro de 5 minutos do inicio da procura.
b) A bola esta fora de limites, quando ultrapassar por inteira os limites do campo, demarcados por estacas brancas, cercas ou muros com este fim.
c) Quando uma bola esta perdida ou fora dos limites do campo, você será penalizado em uma tacada (1 stroke) e deverá jogar uma outra bola do local onde deu a ultima batida.
d) Caso você ache que sua bola esta perdida ou fora dos limites do campo (out of bounds ou o popular OB), você deve jogar uma bola provisória. Devendo, comunicar ao seu oponente, marcador ou companheiro, que esta batendo uma bola provisória e informando o número da mesma (identificação).
e) Caso você ache a primeira bola, você poderá continuar o jogo com ela, sem penalidade, e levantar a bola provisória.

Regra 28 – Bola injogável.

a) Um jogador pode declarar uma bola injogável em qualquer parte do campo, exceto no hazard de água.
b) O jogador é a única pessoa que pode declarar a sua bola injogável.
c) Se você decidir não jogar a bola, você deverá ser penalizado em uma tacada (stroke), e poderá:

  • Jogar a nova bola do lugar da ultima batida;
  • Jogar a nova bola, dropando a distância de dois tacos, nunca mais perto do buraco;
  • Jogar a nova bola, dropando atrás do local onde ela caiu, sem limite para trás, devendo obedecer a linha da bola em relação ao buraco.

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